em Uncategorized

Quebre ciclos

Eu quebrei o ciclo, mesmo com as estatísticas contra mim.

Eu não precisava do resultado do PISA pra constatar que a educação no Brasil é uma porcaria. Afinal, tenho experiência prática do quão ruim ela é.

Sempre fui aluno de escola pública. Se você tem o privilégio de não saber como é uma por dentro, imagine um lugar:

– Onde a professora debocha do aluno perguntando se ele está menstruado
– Onde um delinquente ameaça chutar o rosto da professora durante a aula
– Onde alunos mais velhos agridem fisicamente alunos mais novos, batendo e jogando-os em latas de lixo

Quão boa pode ser a educação em um lugar assim? Na época nem parecia tão absurdo pra mim, afinal, era a realidade que eu conhecia.

Mesmo assim, 25 anos depois, conquistei tudo que sempre quis e o segredo foi nunca depender da escola pra aprender.

Desde pequeno entendi que me educar era a única chance que eu tinha pra “subir na vida” e só consegui aprender porque assumi que a responsabilidade pela minha educação é totalmente minha.

Esses foram os 4 temas básicos em que foquei e me ajudaram a mudar de vida

1️⃣. Leitura
“Se você sabe ler e não lê, não tem nenhuma vantagem sobre um analfabeto”
Imagina uma tecnologia que te permite fazer um download da cabeça de um especialista em um assunto diretamente na sua? A leitura faz exatamente isso. E precisa ser uma leitura estruturada, profunda e não essa da internet. Leia Livros.

2️⃣. Matemática.
Já vi dono de loja analfabeto que fez grana trabalhando de domingo a domingo. Mesmo analfabetos, todos sabem fazer contas. Matemática é a porta pra você tomar melhores decisões na sua vida, você aprende a resolver problemas. Foque em resolver MUITOS exercícios de matemática. Aprenda conceitos simples. Hoje entender porcentagem e regra de 3 já te coloca na frente de quase todo mundo. Imagina só o que um pouco mais já pode fazer por você.

3️⃣. Inglês.
O conhecimento do mundo todo está em inglês. Eu aprendi com podcasts e livros e o nível de qualidade de tudo que consumo aumentou muito depois de falar inglês.

4️⃣. Programação.
A Programação mudou a minha vida, me deu acesso a um número imenso de clientes e empresas que precisam do meu conhecimento e podem me remunerar muito bem por isso.

Originalmente publicado em:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.